O que é modelagem digital ou modelagem 3D

Afinal, o que é modelagem digital ou modelagem 3D e para que serve?

Nós, da Escola de Arte Mundo Desenho Digital, falamos o tempo todo de Modelagem 3D, mas nem todo mundo conhece, não é? Então, neste post vamos entender, afinal, o que é modelagem digital ou modelagem 3D e para que serve.

A modelagem digital 3D é a construção de um desenho ou modelo de três dimensões através de um software 3D, que utiliza modelos matemáticos de representação. O resultado desta construção é o que chamamos de malha tridimensional.

Quando falamos em 3D a maioria das pessoas já associa aos filmes e desenhos animados que estão extremamente realistas nos últimos tempos. Entretanto, não é só para isso que a modelagem 3D é utilizada.

Objetivos e aplicações da modelagem 3D

1 – Representar um objeto de forma virtual, seja nos seus aspectos técnicos ou somente visuais. Podem ser apresentadas no formato de maquetes eletrônicas (plantas humanizadas, cortes em 3D), demonstração de produtos, animações, filmes, desenhos.

Em sua maioria, para representar esses objetos de forma mais realista são necessários alguns processos de aplicação de materiais, texturas, imagens, iluminação e ambientação. Esse conjunto de aplicações gera uma imagem que simula condições reais, como se fosse uma foto (renderização).

O que é modelagem digital ou modelagem 3D - Cozinha by Mark O'hanlon

Cozinha by Mark O’hanlon – Modelada no Rhinoceros

2 – Viabilizar uma ideia ou projeto antes de produzir – ao modelar um produto, objeto ou ambiente 3D podemos verificar a viabilidade desse projeto, simular utilização de materiais, cores, design. Podemos, ainda testar encaixes, tamanhos, estrutura, e por aí vai.

As possibilidades são infinitas. Qualquer ideia pode ser visualizada sem ter que ser produzida uma única peça ou protótipo.

3 – Gerar um arquivo específico para prototipagem – depois de testar de diversas formas como citado acima, ao decidir os detalhes podemos gerar um arquivo (na maioria, com extensão .stl) e enviar para impressoras 3D, CNCs e Laser. Tendo, assim, um protótipo físico em mãos para uma prova final.

Muitas dessas máquinas podem e são utilizadas para produção, tanto em pequena quanto em larga escala.

4 – Também é possível gerar um desenho técnico em 2D – as fichas técnicas de produtos são parte importante do processo de produção, principalmente daquelas peças que possuem vários processos. Com a modelagem 3D, essa etapa é simplificada e bem precisa.

Veja, neste vídeo em speedart, um exemplo de criação de um abajur. O software utilizado é o Rhinoceros.

Então, pensando na modelagem 3D como área de trabalho e de forma geral, podemos verificar que ela pode ser aplicada em várias áreas como:

1 – Design, Engenharia e Produção de Produtos

2 – Arquitetura e Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica

3 – Cinema e Jogos

4 – Ilustrações

Softwares para Modelagem 3D

Hoje, existem uma grande quantidade de softwares para modelagem digital ou modelagem 3D, os mais usados são: 3DS Max, Blender, Sketchup, Maya, Cinema 4D, Zbrush e Rhinoceros.

Cada software tem suas particularidades, qualidades e “defeitos”, entretanto, dependendo da área de modelagem que você vai trabalhar, normalmente, tem um mais indicado e que pode atender suas expectativas.

Na maioria dos casos, nós indicamos o Rhinoceros porque utilizamos este software há muitos anos e sabemos o grande potencial que ele tem. Apesar de ainda não ser extremamente conhecido, o Rhino tem um excelente custo-benefício e uma curva de aprendizado pequena.

O que é modelagem digital ou modelagem 3D - Punk Dog by Leonardo Padilla

Punk Dog by Leonardo Padilla – modelado no Rhinoceros

Ele é muito utilizado e reconhecido na área de design e modelagem de produtos, no mundo todo. Quando falamos sobre prototipagem e impressão 3D, o Rhino é o mais indicado, principalmente por sua precisão extrema.

Divulgar o potencial, as vantagens e recursos do Rhinoceros faz parte de nossa missão na Escola Mundo Desenho Digital. Queremos mostrar aos fazedores, designers, makers, artistas e todos interessados que o Rhino é facil de aprender e muito poderoso.

Por este motivo, publicamos um ebook que ensina, passo a passo, a baixar e instalar o Rhinoceros gratuito por 90 dias. Além disso, criamos um curso gratuito de modelagem 3D com Rhinoceros no Youtube. Dessa forma, você pode iniciar seu aprendizado de modelagem digital sem ter que fazer um investimento.

Temos certeza que você vai adorar!

Baixe aqui o ebook que ensina a instalar o Rhinoceros 3D gratuito

 

Clique aqui para acessar o curso gratuito de modelagem 3D com Rhinoceros

 

Clique no sininho do site e do Youtube para receber novos posts e vídeos. Esperamos você nas aulas!