Modelista de joias – Trabalhar em casa ou em uma empresa?

Com a evolução da Internet, um sonho que tem se tornado realidade é trabalhar em casa. O trabalho remoto ou por conta própria como freelancer está cada vez mais comum. E trabalhar como modelista de joias 3D se encaixa perfeitamente.

É um desejo de muitos brasileiros, de muitos dos nossos alunos de modelagem 3D, e que pode se tornar real. Mas será que é melhor trabalhar em casa ou em uma empresa? Essa pergunta gera muitas outras e é sobre isso que vamos conversar.

A primeira questão que um trabalhador que já tem carteira assinada, ou pretende ter, pensa é: com um emprego eu tenho segurança, o salário no dia certo todo mês, FGTS, 13º salário e, com sorte, participação nos lucros da empresa. Será que ao trabalhar em casa vou conseguir? Como vou me programar para realizar meus sonhos, viagens, carro, casamento, mais estudos e até filhos, sem ter certeza de quanto vou ganhar?

A segunda questão, nesse caso, como modelista de joias 3D, é: como vou desenvolver a modelagem se estou distante do designer, da produção? Como garantir que o trabalho não tenha que ser refeito inúmeras vezes por falta de comunicação?

modelista-de-joias-freelancer

O mundo está mudando e, com ele, as decisões que eram tão óbvias há um tempo, agora são mais difíceis. Se pensarmos na geração dos Baby Boomers, que nasceram entre os anos 50 e 60, o sonho era a estabilidade. Conseguir um emprego bom, ter uma família e se aposentar. Depois disso, com a geração X dos anos 70 e 80, a visão já começou a mudar, procurar seus direitos, pensar em liberdade. Já com as gerações Y e Z, tudo mudou completamente.

Eles querem liberdade total, tanto de tempo, lugar e como de pensamento. São totalmente conectados em tecnologia, redes sociais e Internet.

O que nem todo mundo fala é que essas gerações se misturam nas empresas e organizações e trazem conflitos mas, também, trazem questionamento, diversificação, inovação e novos olhares. Então, podemos, todos, aproveitar ao máximo o que essa nova era pode proporcionar.

Nós, como professores de cursos de modelagem 3D e, principalmente profissionais digitais, podemos mostrar as inúmeras vantagens de trabalhar em casa. E, principalmente, como modelistas 3D. Sim, defendemos o trabalho em casa, remoto, sem perder a conexão com o cliente. No final do post vamos falar sobre como garantir essa conexão.

Vantagens de trabalhar em casa como modelista de joias freelancer / home office

Qualidade de vida

Você consegue investir o tempo em que ficaria no trânsito ou mesmo só o tempo de deslocamento, em uma mudança de hábitos. Consegue dedicar mais atenção em uma alimentação saudável, pode praticar exercícios regularmente. Ah, não podia deixar de falar, trabalhar de roupas leves e confortáveis. Tudo isso, aumenta sua satisfação e disposição para o dia. Parece clichê, mas quando você vive essa situação percebe que faz total diferença.

Fazer seu próprio horário

Decidir seu próprio horário deixa a organização do dia e da família mais fácil. Poder organizar sua rotina de modo que possa levar os filhos na escola, frequentar uma academia. Ter a possibilidade de estar em casa e saber o que está acontecendo sempre. Poder programar uma consulta médica, ajustar as metas do dia se algo inesperado acontecer. Tudo isso não tem preço.

 

Economia e investimento

modelista-de-joias-ganha-dinheiro

Você deixa de gastar com transporte e alimentação, todos os dias. Essa é uma excelente oportunidade de investir. Dica: poupe todos os meses o valor que gastaria com alimentação e transporte. Você ficará agradavelmente surpreso com o valor ao término de um ano.

Você decide quanto quer ganhar

Programando e organizando seu tempo, pode decidir quanto quer ganhar. No começo, acabamos sempre trabalhando mais tempo, para modelar mais joias por dia. Depois de já ter uma cartela de clientes, estabilidade como profissional e ter seu diferencial como modelista de joias 3D (veja dica extra no artigo anterior) pode ampliar seus conhecimentos e agregar mais valor ao seu trabalho ou se dedicar à outras atividades.

Ps. Fizemos uma planilha para cálculo de custos e preço de venda direcionada à quem trabalha como freelancer ou home office. Baixe gratuitamente aqui.

Parece maravilhoso, não é? Um conto de fadas? Não, só depende de você!
Depende de um compromisso com algumas regras, que em nossa opinião, são:

 

Definir seu objetivo principal

Definir com exatidão seu objetivo principal. Não de forma superficial, definir exatamente a sua meta principal, quem deseja ser como profissional. Para atingir essa meta principal você precisa desenhar um caminho, traçar pequenos objetivos que irão proporcionar que chegue ao principal. A chave para conseguir alcançar o que deseja é o foco. Só com foco no objetivo principal você consegue trilhar o caminho, cumprindo os objetivos menores.

modelista-de-joias-metas

Foco

Pensando de forma ampla, muitas oportunidades aparecem no caminho, mas nem sempre são as nossas oportunidades. Às vezes são só desvios do caminho e não percebemos. Como Steve Jobs dizia: “Foco é dizer não”. Quando uma oportunidade aparecer, pense e reflita. Essa oportunidade me leva ao meu objetivo principal?

Agora, pensando de forma específica, no cotidiano. Fique atento, as redes sociais como facebook, instagram ou aplicativos como whatsapp tiram todo nosso foco. Passamos vários minutos e, às vezes, horas conectados a eles, sem perceber. Trabalhando em casa, então, são os maiores vilões da perda de foco. Defina horários específicos para checar seus recados e notificações.

 

Organização

Organizar é gerenciar tanto as tarefas quanto o tempo. Através da organização e do foco em cumprir o que organizou conseguimos alcançar nossos objetivos. Para organizar de forma eficaz é preciso conhecer os passos necessários para executar cada tarefa, gastando, assim, menos tempo e esforço.

Disciplina

É importante esclarecer aos familiares, adultos ou mesmo crianças, que você está trabalhando e não pode ser interrompido para brincar com o filho, ir ao supermercado ou atender a campainha. Pode ser difícil no começo, mas nada que não seja resolvido com paciência e dedicação. Precisamos entender que, para os familiares, não é a mesma coisa. Você não saiu para trabalhar, o acesso é fácil. É preciso um tempo para adaptação.

Planejamento

O acompanhamento dos resultados dessas ações é que vai te direcionar e auxiliar a alcançar o objetivo principal. Avaliando o que deu certo e o que não deu, podemos ampliar e melhorar os resultados e corrigir qualquer deficiência no processo.

Comprometimento

O comprometimento com todos os tópicos anteriores é essencial. Através dele você consegue cumprir cada etapa de um objetivo maior. Cada tarefa assumida é vista como o degrau que vai te levar ao topo.Quem está realmente comprometido sempre atua com garra para atingir cada meta programada e, quase sempre, atinge acima do que é esperado.

Depois de tudo isso, temos que lembrar de garantir a conexão perfeita com o cliente. Sem ela, não há foco e organização que resolva. Por fim, selecionamos o que achamos o aspecto mais importante para garantir essa conexão:

modelista-de-joia-briefingBriefing

De acordo com o Dicionário Caldas Aulete Digital, Briefing – é apresentação e/ou levantamento de informações ou orientações estratégicas que guiam uma ação, uma campanha publicitária etc. Fazemos uma coleta das informações e instruções sobre a tarefa a ser executada.

No caso do modelista de joias, cada detalhe do projeto da joia deve ser discutido e definido. Definir o prazo de entrega do projeto, quantas alterações podem ser feitas, formato do arquivo a ser entrega, se acompanha ficha técnica impressa ou em arquivo, enfim, tudo deve ser definido e compreendido no briefing.

Se você quer saber mais detalhes sobre qualquer tópico, comente, compartilhe quais são suas dificuldades. Faremos o possível para ajudar.