Impressão 3D de abajures

Abajures projetados no Rhinoceros 3D  e impressos também em 3D, são expostos na Universidade de Denver. A exposição desses abajures é o ponto culminante do árduo trabalho dos alunos ao longo de um semestre inteiro. O projeto faz parte integrante de aulas de mídia digital, onde o aluno integra seu aprendizado de princípios de design com conhecimentos adquiridos Rhinoceros.

Abajures modelados e impressos pelos alunos.

Esse é um trabalho dos alunos da faculdade de Arquitetura e Planejamento da Universidade de Denver no Colorado – EUA.

“Todo processo é fascinante”, comenta o aluno Asheley Malloy. “Tudo o que aprendemos nessas aulas podemos usar no nosso trabalho depois da Universidade”.

Ao longo do curso os alunos aprendem a operar o software Rhinoceros 3D, uma habilidade valiosa no capo do design 3D.

“A impressão 3D na sala de aula é uma prática de alto impacto que permite que os estudantes vejam seus produtos de design ganharem vida, no caso dos abajures, literalmente acenderem” comenta Maria Delgado, professora e doutoranda do Programa de Planejamento e Design da universidade.

Michelle Nelson, aluna do curso de Arquitetura e Planejamento.

“Há uma grande diferença entre um projeto de computador e o produto acabado tangível”, diz Michelle Nelson, aluna do curso.

Ao conceder aos estudantes essa oportunidade de aplicação técnica, a universidade está investindo na preparação técnica do estudante para o futuro.

“Também a prendemos a projetar outros produtos e a apresentar nosso próprio trabalho”, diz Michelle. “Foi muito bom o desenvolvimento profissional, algo que podemos mostrar aos nossos futuros empregadores”.

Após a concepção e produção dos abajures, os estudantes foram desafiados a criar uma apresentação em vídeo das suas luminárias. Essas apresentações podem ser vistas no Instagram – https://www.instagram.com/cudenverdigitize/?hl=en.

Os usos potenciais da impressão 3D são quase infinitos, e aprender os conceitos básicos dá aos estudantes uma grande vantagem.

Particularmente, nós da Escola de Arte Mundo Desenho Digital acreditamos serem as tecnologias de modelagem 3D e impressão 3D tecnologias que trazem às pessoas grandes oportunidades de trabalho tanto nas empresas como também como pequenos empreendedores.

Um estudante, Bryan Morse está pronto para aproveitar as possibilidades da impressão 3D para o futuro. “Eu quero projetar casas personalizadas que podem ser impressas em 3D”, comenta o aluno.

Acrescentando mais um comentário aqui da escola neste artigo, podemos dizer que já é realidade a ideia de Brayan. Na China já estão sendo impressas casas com impressoras 3D. Este será um tema de outro posto aqui no site.

A Escola de Arte Mundo Desenho Digital ministra cursos nessa área. Um dos cursos é o Rhinoceros Essencial. Clique no link abaixo para conhecer o curso.

 

Curso Rhinoceros Essencial.