Impressão 3D – mercado bilionário

A impressão 3D já é um mercado bilionário, mas ainda tem muito para crescer. O verdadeiro “boom”ainda não aconteceu. Você tem grande oportunidade de participar desse mercado.

Meu nome é Rene Rodrigues. Convido você a ler este artigo até o fim.  Quem sabe você descobrirá um novo horizonte de trabalho no bilionário mercado da impressão 3D.

 

O mercado bilionário da impressão 3D, que está transformando o mundo. Esta transformando também e a maneira como os produtos são produzidos. Ele faz parte da revolução industrial e social que estamos vivendo.

O mundo digital ganha cada vez mais espaço em tudo o que fazemos. Isso é uma realidade. Ela está incluída na chamada  “QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL”. É só olhar em volta para constatar que isso é uma realidade.

É uma revolução que toma conta de tudo.  Abre caminho profissional com renda alta para muita gente como: empreendedor, prestador de serviço ou funcionário.

A impressão 3D é um dos expoentes dessa revolução e tem crescido a passos largos. Apesar de já ser um mercado bilionário cresce muito a cada ano. Traz consigo muitas oportunidades profissionais.

Aqui eu não vou entrar em detalhes sobre os processos de impressão 3D. Não vou tratar sobre as impressoras, materiais, tecnologias, etc. A Internet está cheia dessas informações. Você pode se informar rapidamente sobre tudo isso. Meu foco aqui é no que podemos fazer sabendo modelar.

Revolução é democrática

O mais importante dessa revolução é que ela é democrática. Pequenos,  médios e grandes empreendedores estão ganhando de forma proporcional e ao mesmo tempo. Mas, o que fazer para usufruir e participar dessa revolução?

Todos nós do mundo das artes e do design testemunhamos a importância da computação gráfica. Vimos também a importância e dos softwares gráficos em todas as suas especialidades. O benefício foi grande para todos os setores as artes e do design.

Agora estamos testemunhando a importância dos softwares modeladores 3D. Eles também são usados nas especialidades que citei e paralela e diretamente em todo mercado industrial. A modelagem 3D está crescendo muito no mundo das artes e do design e também no mundo industrial.

 

Na foto podemos ver a opção da impressora 3DMonstr, na reprodução em escala da mesma modelagem. Imagem do site www.additiverse.com

A impressão 3D, segundo especialistas é um mercado tão grande quanto o de smartphones. Isso mostra um mercado de potencial gigantesco, mas gigantesco mesmo! O importante é que ela é aliada de todos segmentos que citei.

Hoje, comprar uma impressora 3D e imprimir para vários segmentos é uma prática comum. Ela tem sido muito lucrativa, no entanto, o mercado é carente de outra coisa.

 

É possível montar um negocio de impressão 3D ou de modelagem 3D para atender as necessidades de quem tem máquina e não sabe modelar.

Apesar de já ser um mercado bilionário, o mercado de impressão 3D dá oportunidades para os pequenos, médios e grandes negócios.

 

Muita pessoas estão comprando impressoras 3D.  Elas querem para atender vários mercado. Entre eles estão o artesanato, brindes, objetos personalizados, protótipos de produtos, peças de reposição de equipamentos e ferramentas.

Essas pequenas empresas já estão trabalhando para vários setores. Destaco a indústria de joias, embalagens, brindes, calçados e muitas outras. Tanto na parte da prototipagem rápida como até na produção de pequenas tiragens.

São muitos os “cases”que mostram profissionais que largaram sua profissão, compraram uma ou mais impressoras e estão progredindo. Eles se multiplicam nos canais do Youtube e da TV. No entanto, um detalhe é importante. A maioria dessas pessoas ainda não sabe modelar em software 3D. Certamente elas vão aprender. Esse é um caminho sem volta, mas ainda poucos são os que sabem modelar.

As impressoras evoluíram muito

O setor de serviços de impressão 3D tem crescido muito. O mercado dispões de vários recursos de tipos de impressão 3D e tecnologia de impressão 3D. O que se observa é o aumento da qualidade da impressão 3D.

O mercado está crescendo de forma vertiginosa. Maquetes físicas de decoração de interiores se destacam. Projetos de arquitetura e  de engenharia e estão sendo impressos por meio de impressoras 3D.

Tudo isso tem sido possível porque já existe uma nova geração de impressoras 3D de alta qualidade e preços acessíveis.

Esse mercado conta com milhares de profissionais imprimindo em 3D. Você pode até pensar que por isso o mercado pode estar saturado. Mas, as possibilidades de crescimento são muitas.

O mercado de impressão 3D está apenas começando. Caso você compre uma impressora você sentirá a necessidade de produzir objetos e produtos exclusivos. Seus clientes também irão te pedir para imprimir coisas que você precisará de modelagem exclusiva.
Você vai querer modelar para atender seus clientes, inovar, sair na frente e atender novas demandas. Modelar pode parecer algo complexo, mas não é. Você aprende a modelar rapidamente e com excelente resultado.

 

O modelista 3D tem um espaço profissional gigantesco no mercado de impressão 3D

Existe um espaço profissional gigantesco no mercado de impressão 3D para o modelista 3D.

 

Empresas já estão comprando impressoras 3D porque viram a gama de benefícios operacionais e comerciais que esses equipamentos oferecem. Só para você ter uma ideia desse benefícios, a produção de um protótipo, seja de que produtos for tem um custo de 5 a 6 vezes maior do que se esse protótipo fosse impresso dentro da empresa.

Sabemos que muitas empresas estão optando por esse tipo de recurso. Elas querem uma impressora na parte de desenvolvimento da empresa para a impressão de protótipos.  Querem também agilizar os lançamentos e ao mesmo tempo ter muito mais precisão.

 

O recurso de imprimir partes de um objeto e depois montá-lo preservando todas as funções é algo incrível na impressão 3D. Imgem do site www.gizmodo.com

 

Agora, pense comigo. Essas empresas, além dos designers, vão precisar de modelistas com boa experiência e conhecimento. Dependendo do método e processo da empresa podem ser necessários vários modelistas.

Não estou falando aqui de designers como modelistas. Eles estarão muito mais focados no projeto por uma questão de desenvolvimento do produto. Eu estou falando daquele profissional que sabe modelar e pode ser requisitado nesse processo.

A qualidade de impressão das impressoras 3D avançou. Hoje,  é possível imprimir qualquer coisa com qualquer nível de complexidade.

O avanço das tecnologias permitiu impressoras mais precisas como é o caso das impressoras que trabalham com resina. São mais caras, mas permitem a produção de objetos com alta precisão. Isso deu grande versatilidade a produção de protótipos nas indústrias de embalagem, joias, brindes, automobilística, construção civil e muitas outras.

Imprime tudo que se possa imaginar

Outras tecnologias de impressão 3D também contribuíram para ampliação desse mercado. Hoje contamos com cinco ou seis tecnologias que imprimem tudo que se pode imaginar.

Outro movimento que fez esse mercado crescer foi a disponibilidade de modelos 3D prontos. Muita gente comprou a impressoras 3D e usou o modelo pronto para imprimir objetos, produtos, brindes entre outras coisas.

 

A riqueza de detalhes é algo que amplia cada vez mais a aplicação da impressão 3D em qualquer segmento profissional. Imagem do site www.theodysseyonline.com

 

Como o desenvolvimento, aperfeiçoamento e custo mais baixo das impressoras 3D o mercado cresceu muito e foi muito além do que se esperava.

Hoje a impressão 3D atua em segmentos de mercados onde jamais poderíamos imaginar que ela pudesse atuar.  Impressão de alimentos, roupas, próteses, órgãos humanos são alguns exemplos dessa atuação. A impressão de produtos como máquinas, veículos, ferramentas, peças de reposição de máquinas, produtos personalizados e muito outros são outro exemplo.
Nessa fase também se desenvolvem outros tipos de materiais para impressão 3d, como metais e vários tipos de termoplásticos.

Para imprimir qualquer objeto em 3D é necessário um arquivo produzido num software 3D como é o caso do Rhinoceros, 3D Max, Blender, Zbrush entre muitos outros. Depois que essa modelagem digital está pronta é salvo um arquivo especial com extensão “.stl” e enviado para a impressora. Utilizando o software controlador da impressora e um software fatiador o arquivo enviado para a impressora é processado e a impressão é feita camada (fatia) por camada.

 

O curso Rhinoceros Essencial ensina você a modelar em 3D de forma profissional.

Voce pode aprender a modelar com profissionalismo. A escola de Arte Mundo Desenho Digital tem um curso que ensina a modelar no incrível software Rhinoceros.

 

As impressoras 3D nasceram nos anos 80. Todavia, seu custo e aplicação eram proibitivos. Por volta de 2006, depois das patentes iniciais expirarem , essas impressoras tiveram outro caminho. Também começaram a ser fabricadas por profissionais da eletrônica e mecânica. O mercado as colocou literalmente sobre a mesa (desktop).

Hoje, é possível comprar um kit de uma impressora 3D, montá-lo e fazer a impressão. Pelo que tenho visto a coisa não é tão fácil assim, pois é necessário muita paciência ou conhecimento para montar esses equipamentos. Mas, o fato é que muitas delas deram certo e muitas fabricas de impressoras 3D surgiram oferecendo melhor qualidade e menor preço. Outro aspecto da democratização desse processo.

Um aspecto desse mercado me chama muito a atenção.  Existe oportunidade de trabalho e progresso profissional para muita gente que se especializou na modelagem 3D. Também existe espaço de trabalho para quem ainda pretende se especializar.

Muitos modelistas que trabalham com alta qualidade e precisão na modelagem também tem espaço de trabalho.

Independente do tipo de trabalho que você pretende fazer, existe uma oportunidade. Voce pode ser um empreendedor, comprando um Pode montando um escritório de modelagem. Pode trabalhar em casa constituindo uma MEI ou pode ainda ser funcionário de uma empresa. Sempre haverá possibilidades de trabalho nesse mercado que não para de crescer.

Seja qual for o software que você usa ou pretende usar, a impressão 3D é um segmento de mercado de grandes perspectivas de crescimento para o presente e futuro. Se você já é profissional da área pense bem e procure se informar mais sobre essas oportunidades que eu falei.

Uma coisa eu posso te garantir, você vai precisar de um bom software de modelagem 3D. Como eu sempre digo, o melhor software é aquele que você sabe usar e domina.

Caso você tenha interesse em aprender a modelar em 3D usando o Rhinoceros, clique no botão abaixo. Eu tenho um treinamento especial para você . Clicando no botão vai saber todos os detalhes do treinamento.

 

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO RHINOCEROS ESSENCIAL