A poderosa modelagem 3D com Rhinoceros

Através do desenho manual o designer expressa um conceito, ideias cheias de detalhes, dá vazão à sua criatividade e dá vida e forma à sua própria arte.

Contudo, nem sempre o designer tem facilidade e habilidade em colocar essas ideias no papel ou, ainda, elas não são projetadas de maneira fiel na confecção do protótipo ou peça final.

A modelagem digital ou modelagem 3D com Rhinoceros, além de resolver essas questões proporciona qualidade na produção, minimiza custos com prototipagem, processos de produção e viabiliza os testes do produto antes do lançamento.

Essas vantagens culminam em flexibilidade, alta precisão e, consequentemente, lucro às empresas e designers.

É por esses e outros motivos que empresas como Nike, Bombardier, Adidas, Tiffany, Boeing, LEGO, Porsche, Pininfarina, Philips Design, Volkswagen, Motorola, Brastemp e Yamaha utilizam o Rhinoceros.

 

rhino-aspirador-damir rendeu-v-ray650

Para aprender a modelar como mostra a imgem acima, conheça o curso

Rhinoceros Essencial, clicando aqui

O Rhinoceros é um programa de CAD, baseado em NURBS que é um modelo matemática utilizado para representar curvas e superfícies complexas. Ele é produzido pela empresa americana McNeel.

Com o Rhino podemos modelar qualquer tipo de objeto ou produto. É utilizado amplamente nas áreas de arquitetura, joalheria, móveis, design de embalagens, calçados, área naval, topografia, Lutheria (fabricação artesanal de instrumentos musicais), Infláveis e balões, MPV (material de ponto de venda) e muito mais..

Eu poderia ficar horas aqui citando as empresas que podem se beneficiar da modelagem 3D com Rhinoceros.

Com o Rhino você pode criar, editar, analisar, documentar, renderizar e fabricar suas modelagens 3D, sem limites de tamanho ou complexidade.

Uma das principais vantagens de aprender a modelar em 3D com o Rhino é a facilidade determinada pela interface extremamente intuitiva e muito fácil de assimilar. Se comparado a outros softwares tem uma curva de aprendizado muito rápida. Outro ponto muito importante é a grande utilização do mouse que proporciona rápido acesso às ferramentas e agilidade no trabalho.

A interface do Rhinoceros é totalmente configurável. O usuário pode alterar conforme preferir suas barras de ferramentas, atalhos, painéis e, inclusive, a configuração de utilização dos botões do mouse.

Vantagens do Rhinoceros 3D

  • Modele em 3D de forma livre. Você pode analisar, revisar e alterar o design, criar protótipos, fazer a documentação, avaliar a engenharia e manufaturar qualquer tipo de produto.
  • Muito fácil de aprender. Não precisa saber desenhar e nem ter experiência em softwares 3D.
  • Precisão absoluta para fabricar qualquer coisa, desde um navio até uma joia. O Rhino é compatível com a maioria dos softwares CAM, de engenharia, de renderização e animação.
  • Lê e repara malhas e arquivos IGES extremamente complexas.
  • É um software extremamente leve e rápido. Você não precisa de um computador especial para utilizar.
  • Preço de compra acessível que, hoje, gira em torno de U$ 995,00 a versão comercial e U$ 195,00 a versão de estudante. Um dos preços mais baixos dos softwares de sua categoria com o mesmo desempenho. Sem custos de manutenção.
  • Versatilidade e diversidade de funcionalidades e comandos, abrange inúmeros processos cadeia produtiva.
  • A maior integração com outros programas do mercado. Possui uma vasta gama de extensões de importação e exportação de arquivos. Abre, edita, gera documentos e arquivos para prototipagem vindo de outros softwares.
  • Excelente relação custo-benefício.

Plug-ins para o Rhinoceros

O Rhino está entre os melhores quando diz respeito a plug-ins, tanto gratuitos como pagos. Entre os principais estão:

Grasshopper: modelagem generativa, permite ao usuário usar scripts de forma interativa, sem precisar aprender programação.

Rhinogold e Matrix: plugins para joalheria com inúmeras funções e modelos prontos.

RhinoScript: plug-in que implementa o uso de Windows Script através da linguagem Visual Basic (VB);
Vray, Flamingo, Brazil for Rhino: renderizadores, geram imagens fotorrealistas.

Penguim: renderizador estilo cartoon ou sketch.

Bongo: plug-in para animações;

Rhinophoto: captura de objetos tridimensionais.

VisualArq: Permite criar modelos 3D de edifícios de forma rápida e fácil e seus planos 2D. Possui uma biblioteca de objetos arquitetônicos paramétricos.

Paneling Tools: permite a geração de padrões celulares 2D e 3D.

Aprenda a modelar em 3D com Rhinoceros gratuito

Se você não conhece o Rhinoceros:

Baixe aqui o ebook que ensina a instalar a versão gratuita por 90 dias e acompanhe o curso básico gratuito de Rhinoceros no Youtube.

Para aprender a modelar de forma profissional conheça o curso

Rhinoceros Essencial, clicando aqui

 

Rene Rodrigues

Faça aqui seu comentário