Como ficar conhecido através do marketing pessoal

Como ficar conhecido através do marketing pessoal?

Eu quero chamar sua atenção para o seguinte: a inteligência ou o talento, mesmo que seja do calibre de um gênio não trará resultados práticos se você for um ilustre desconhecido.

Ser indicado, recomendado, procurado, contratado e ter seu trabalho bem recebido em todo lugar é o sonho de todos nós para nossa carreira profissional e isso fará com que você ganhe mais e seja reconhecido.

Então, a solução é o bom, famoso e conhecido MARKETING PESSOAL?

Ele pode proporcionar um resultado incrível se bem feito, mas se for feito da forma errada o resultado pode ser desastroso.

Cuidar do seu marketing pessoal não significa que você deva passar o dia todo nas redes sociais, postando coisas no Facebook o tempo todo e tentando chamar a atenção de todos para você.

Na minha opinião, Marketing é uma ciência e ao mesmo tempo uma arte, pois ele trabalha com as necessidades das pessoas, por isso não é tão simples.

Aqui eu quero fazer uma abordagem básica, mas importante para você divulgar o seu trabalho e obter êxito com isso. Assim dividi este assunto em 3 partes:

Postura profissional

Meios de divulgação

Público alvo

Postura profissional

Dá só uma olhada nos aspectos que podem detonar seu marketing pessoal:

Arrogância, mentiras, falta de profissionalismo, fofocas, postura inadequada, aparência relaxada. Acho que eu não preciso falar mais.

Agora, vou tratar dos aspectos positivos no seu marketing pessoal que podem alavancar sua carreira.

Honestidade, competência, responsabilidade, se comunicar de forma adequada são alguns aspectos da postura profissional.

Não é necessário ser sério em exagero, mas também não precisa ser escrachado.

É importante dizer as coisas certas nos momentos certos e ter conhecimento sobre o que diz. Além da postura profissional é necessário ter profissionalismo.

Profissionalismo

Ter qualidade indiscutível no seu trabalho é o principal item do profissionalismo. Mesmo que você seja uma pessoa fechada, muito séria ou introspectiva, seu profissionalismo fará que você seja indicado, recomendado e procurado.

Profissionalismo também está relacionado com promessas. Se você promete uma coisa e não cumpre, ou promete uma coisa e entrega outra, não é um bom profissional.

Assim, você precisa passar essa imagem ao fazer o seu marketing pessoal, mas lembre-se sempre: ela tem de ser verdadeira.

Aparência

É obvio que uma boa aparência conduz as pessoas a, pelo menos, ouvir o que você tem a dizer. Estar presente nas redes sociais por meio de vídeos e fotos, assim como participar de eventos requer aparência agradável.

Arrogância e Humildade

Os melhores resultados, seja lá no que for, são obtidos por meio do equilíbrio. Se você for arrogante muita gente não vai gostar de você, mas se por outro lado for muito humilde vai passar a ideia de fraqueza, incompetência.

Equilibro é a melhor solução. Defenda seu ponto de vista, divulgue sua imagem e o seu trabalho e as pessoas olharão para você. Não tente passar a imagem de alguém que você não é.

Agora eu quero comentar com você os meio de divulgação.

Meios de divulgação

Sao os meios onde você pode divulgar o seu trabalho. No meu ponto de vista são dois: os meios físicos e o principal meio digital que é a Internet.

Meios físicos

Eu chamo de meios físicos, aqueles que são impressos como é o caso de revistas, jornais, panfletos, outdoors e outros tantos.

Você pode anunciar numa revista ou jornal da sua região. Isso vai depender de quanto você tem para gastar com a sua divulgação. É sempre importante conversar com outras pessoas que já usaram o veículo de comunicação para saber a realidade dos resultados

Meio digital – Internet

A Internet dá uma grande oportunidade de divulgação gratuita do nosso trabalho, entretanto é ilusão achar que você consegue fazer tudo gratuitamente – isso não existe. Seu investimento pode ser pequeno ou grande, mas sempre deve haver um investimento. Você pode ver na planilha de preços e custos que estudamos no post passado que reservamos um valor de R$150,00 para investimento em divulgação. Na Internet, esse valor mensal bem aplicado pode apresentar um retorno bom.

A divulgação pela Internet pode colocar você em contato com o mundo – outras localidades, muito além da sua cidade ou região e também permite que você preste serviços para essas localidades.

Na internet existem vários meios e formas de fazer divulgação. Eu destaco alguns deles que acredito serem os melhores e mais eficientes como é o caso do site, blog, canal no Youtube e página no Facebook.

Público Alvo

Seja qual for o seu público alvo é importante você conhecê-lo bem, pois isso é importante para que sua divulgação seja direcionada com precisão para as pessoas que realmente se interessam pelo seu serviço.