Como sair do salário fixo e faturar mais com modelagem de joias

Até agora, nessa série de posts sobre a profissão de modelista de joias 3D, falamos bastante para quem está iniciando na carreira. Mas, hoje, vamos falar com quem já trabalha no setor joalheiro, como modelista 3D, designer de joias ou como modelista de joias em cera. Será que tem como faturar mais com modelagem de joias?

Muitos desses profissionais já tem uma certa estabilidade. São contratados em pequenas, médias e grandes fábricas de joias, bijuterias e folheados. Já conhecem seu trabalho, suas dificuldades e vantagens. Há opções para esse profissional sair do salário fixo? Como crescer financeiramente se, naturalmente, seu salário não cresce?

Sim, temos várias opções! Aqui, temos que comentar sobre o perfil profissional das pessoas. Algumas tem necessidade de segurança, um trabalho formal com horário e salário fixos. Outras pessoas tem necessidade de empreender. Cada uma tem sua particularidade, vantagem e desvantagem. O fato é: se você deseja sair do salário fixo e faturar mais com modelagem de joias terá que empreender.

Então, separamos alguns nichos de serviços interessantes e que estão em crescimento. Oportunidades para quem deseja empreender no ramo joalheiro.

Assessoria de implantação de prototipagem rápida

Como faturar mais com modelagem de joias

Pequenas oficinas ou grandes empresas estão percebendo a necessidade de implantar as tecnologias tanto de prototipagem rápida quanto de produção, entretanto, a quantidade de impressoras 3D que estão à disposição no mercado está aumentando a cada dia. Cada uma com uma tecnologia diferente e nomes diferentes, imprimindo com materiais diferentes.

Sem dúvida, ficam as perguntas: Qual impressora 3D devo comprar? Qual é a melhor impressora 3D de joias? Quanto custa uma impressora 3D para joias?

Esse profissional já experiente, tanto na produção de joias quanto em novas tecnologias, pode responder estas perguntas e prestar o serviço de assessoria de implantação de prototipagem rápida. Pode ajudar cada empresa de joias a escolher e ajustar essas tecnologias de acordo com a demanda, o produto e o investimento que cada um pode fazer.

É um serviço personalizado, que se for feito com dedicação, conhecimento e profissionalismo pode gerar muitos ganhos.

Prestação de serviço de prototipagem rápida

Investir em uma impressora 3D para prestar o serviço de prototipagem rápida de joias também é uma excelente opção. Apesar de alto, esse investimento tem possibilidades reais de retorno. Grande parte dessas empresas querem renovar, usar destas tecnologias, mas não estão preparadas para esse investimento e optam por terceirizar o serviço de impressão 3D de joias.

Cuidado! Vale lembrar que apesar de ter um grande potencial de retorno, o profissional precisa estar consciente que há dificuldades e tem que ter conhecimento suficiente desses processos de produção em impressoras 3D, sem o qual é impossível ter retorno rápido do investimento. Não é um nicho para se aventurar. Tem que conhecer com profundidade.

Modelista 3D de joias freelancer

Como faturar mais com modelagem de joias

Já estamos falando sobre esse novo profissional há um tempo. As demandas de modelagem 3D de joias aumentam já que as empresas não tem como fugir das novas tecnologias. As que não se atualizarem ficarão pra trás.

Para um profissional já experiente, oferecer o serviço de modelagem 3D de joias como freelancer tem garantido um retorno rápido. Já está dentro do mercado, tem um networking e muito à agregar aos clientes.

Também nesse ponto, vale lembrar que, se você trabalha em uma empresa de joias, precisa ficar atento à ética e respeito aos direitos autorais e confidenciabilidade. Isso é imprescindível.

Designer de joias freelancer

Porque não arriscar e criar suas próprias peças? Criatividade é uma qualidade que podemos exercitar (veja nesse post como). Criar coleções ou peças individuais e vender os direitos é uma ótima opção para faturar mais na joalheria.

Estudar sobre design, arte e conceito só vai agregar valor ao seu trabalho e fazer você crescer!

Como em qualquer outra opção aqui listada, nunca esqueça que ética e respeito são essenciais para qualquer profissional que queira ter sucesso!