Como criar action no Photoshop

Como criar action no Photoshop

Como criar action no Photoshop

A função action do Photoshop é uma ferramenta muito interessante para quem precisa de produtividade. Ela automatiza ações no Photoshop, ou seja, você pode redimensionar várias fotos de uma vez, inserir filtros e efeitos.

O que são actions ou ações para Photoshop

As actions ou ações do Photoshop também são conhecidas como macros (sequência de comandos de um aplicativo ou conjunto de instruções de uma linguagem de programação) que automatizam e aceleram processos repetitivos.

 

Recebi vários e-mails comentando sobre a falta de tempo que prejudica muitos profissionais da nossa área. Ás vezes não podemos aceitar trabalhos novos, simplesmente pela falta de tempo.
A partir de agora vamos pesquisar mais sobre esse assunto e tentar ajudar para termos todos mais produtividade, certo?
E, como tempo é dinheiro, vamos ao que interessa.

 

Passo a passo de criação de action no Photoshop

A ferramenta action no Photoshop pode ser utilizada para diversos fins, para executar vários comando repetidos em imagens diferentes.
Aqui, vou dar um exemplo simples, pois assim que entendermos o conceito, fica fácil aplicar em outras situações e podemos economizar muito tempo e ser mais produtivos.
Vamos supor que recebi uma pasta com várias imagens que serão utilizadas no site que estou produzindo para uma cliente. Para o trabalho vou ter que alterar o tamanho das imagens, alterar a cor para P&B e aplicar um filtro de difusão.

 

Então, ao invés de alterar todas as imagens uma a uma, vou utilizar o recurso action (macro ação do Photoshop), conforme o passo a passo abaixo:

1 – Em primeiro lugar, salvo uma cópia da pasta com as imagens. Aliás, essa é mais uma dica para quem está iniciando. Sempre que for trabalhar com fotos/imagens nunca altere as originais, trabalhe sempre com uma cópia. Assim, se houver qualquer erro você tem a original intacta.

2 – Abro uma delas no Photoshop. Em seguida, clico em “Janela” e “Ações”. Vai abrir uma caixa com as ações pré-definidas do Photoshop. Aconselho a testá-las posteriormente. Elas podem ser úteis em outras situações.

 

Como usar action no photoshop passo 1

Como usar action no photoshop passo 1

 

Caixa action do photoshop

Caixa action do photoshop

 

3 – Clique no ícone “pasta” (veja a mãozinha na imagem). Vai abrir uma caixa de diálogo para você nomeá-la. Aqui eu coloquei o nome de “Minhas ações”.

Minhas ações do Photoshop

Minhas ações do Photoshop

4 – Agora, clico em “nova ação” (veja a mãozinha na imagem). Outra caixa se abrirá e agora devo nomear a ação. Deixo o campo “Conjunto” com a pasta que já estava definida e configuro um atalho para ação em “Teclas de Função”. Neste caso, optei por “F2+Ctrl”, clico em ok.

Como programar atalho para ações no Photoshop

Como programar atalho para ações no Photoshop

5 – Em seguida clico no círculo vermelho. O Photoshop começa, então, a gravar todas as ações que vou utilizar nesta imagem.

Gravando action no Photoshop

Gravando action no Photoshop

6 – A primeira ação foi alterar o tamanho, no menu cliquei em “Imagem” e “Tamanho da imagem”, alterei somente a largura para 720px. Depois Cliquei em “Imagem” e “Tela de pintura”, alterei somente a altura para 1000px. Depois, cliquei novamente em “Imagem” e, em seguida, “Ajustes” e “Preto e Branco”.

Veja que, na caixa de ações, já vai ficando gravado cada passo/comando que fiz.

Gravando ações no Photoshop

Gravando ações no Photoshop

7 – Depois, no menu, cliquei em “Filtro”, “Estilização” e Difusão. Lembrando que essas ações são hipotéticas. Você pode substituir pelas ações que desejar, inclusive em maior quantidade.

Gravando action no Photoshop

Gravando action no Photoshop

8 – Pronto, já gravei todos os comandos que desejava. Basta clicar em “Stop” e a action está criada. Salve o arquivo e feche.

Action do Photoshop criada

Action do Photoshop criada

9 – Para aplicar a action em diversas imagens de uma vez e automaticamente, clique em “Arquivo”, “Automatizar”, “Lote”. Uma caixa de diálogo se abrirá. No campo “Executar” verifique se a pasta e a ação que acabamos de criar estão selecionas. No campo “Origem”, selecione “Pasta” e no campo “Escolher” localize a cópia da pasta de imagens que criamos no passo 1. Clique em “Ok” duas vezes.

Neste momento, o Photoshop trabalhará sozinho. Você verá que os arquivos vão ser abertos e terão as ações aplicadas em cada um.

Veja, na imagem abaixo da minha pasta, que todas as imagens estão com as mesmas especificações.

Action aplicada em várias imagens

Action aplicada em várias imagens

 

Não podemos deixar de mostrar outros dois recursos da action do Photoshop, que são Ativar/Desativar a Caixa de Item e Habilitar/Desabilitar a caixa de Diálogo da ação, conforme as indicações (mãozinhas) da figura abaixo.

Recursos da ação no Photoshop

Recursos da ação no Photoshop

 

Ativar/Desativar item – se você desativar um item da ação, o Photoshop só aplicará o restante que está marcado. Você pode ativar/desativar um ou mais itens.

Ligar/Desligar diálogo – nas opções que tem mais de uma configuração de ação, se a caixa de diálogo estiver selecionada, o Photoshop aplica as ações anteriores e abre a caixa de diálogo da ação seleciona, para que o usuário configure manualmente, de acordo com seu critério.

 

Existem muitas actions prontas para o Photoshop. Em um próximo post vou selecionar algumas e trazer pra vocês, com passo a passo da instalação.

 

Este é um recurso simples, conhecido dos profissionais experientes, entretanto acredito que possa auxiliar muito os iniciantes. Para quem está começando também vale a pena fazer um curso online do Photoshop, aprende em casa, no horário que puder, no seu ritmo.

 

É isso aí, pessoal! Espero vocês no próximo post!

 

Não esqueça que nosso curso online de Photoshop está com preço promocional. Veja o conteúdo programático aqui